sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013


AÇÃO DE CAPACITAÇÃO EM MEIO AMBIENTE E  AGRICULTURA FAMILIAR
  
EMENTA

Promover a reflexão sobre qual o modelo de desenvolvimento rural sustentável gera mais benefícios às comunidades e aos ecossistemas do cerrado, com consequente melhoria da qualidade de vida das famílias. A importância do incentivo ao desenvolvimento de práticas agroecológicas, potencializando os sistemas produtivos sustentáveis no cerrado.
  
JUSTIFICATIVA

O Cerrado brasileiro é um dos 25 hotspots globais, pois, embora abrigue alta biodiversidade, encontra-se gravemente ameaçado pela degradação ambiental. A crescente e acelerada degradação do Cerrado é o resultado do modelo de desenvolvimento predominante na região, baseado na produção agropecuária de larga escala - modelo que tem se revelado ambientalmente insustentável e socialmente perverso.

As comunidades do Cerrado têm grande potencial para apontarem caminhos em direção a um novo modelo de desenvolvimento para o bioma. Por isso, se revela estratégico que, dentre os esforços para a conservação do Cerrado, seja priorizado o fortalecimento dessas comunidades, de seus meios de vida e suas práticas tradicionais, com incentivo a criação de sistemas produtivos ambientalmente sustentáveis na agricultura familiar.

OBJETIVO

Qualificar agricultores familiares levando-os a compreensão da necessidade de transformação das práticas agrícolas convencionais com a adoção de sistemas produtivos de base ecológica, com uso de tecnologias limpas que preservem a saúde humana e primem pela sustentabilidade em todos os seus pilares: ambiental, cultural, econômica e social.

PROPOSTA METODOLÓGICA

A partir de um enfoque sistêmico, uso de metodologias participativas e utilizando experiência vivencial (saberes locais), realizar um resgate local da forma de gestão da propriedade rural, modelo de produção agropecuária, práticas cotidianas adotadas e a participação dos jovens e das mulheres na vida dessas comunidades.

Desse resgate histórico, será produzido um mapa do agroecossistema de cada unidade familiar de produção. Uma análise conjunta e participativa será realizada, cujo resultado desse processo de construção coletiva será expresso do mapa ideal da propriedade rural, com avaliação das possibilidades reais de transformação.

CARGA HORÁRIA: 14 horas

MATERIAL DIDÁTICO: computador com data show, dois grandes painéis de tnt em cores diferentes, papel branco tamanho A4, conjunto de canetinhas coloridas, lápis, borrachas, canetas, blocos de anotações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário