segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

CONSIDERAÇÕES INICIAIS



CONSIDERAÇÕES INICIAIS



Sou socioambientalista, especializada em meio ambiente e no tratamento das questões ambientais na agricultura familiar, com trajetória desde a Rio-92. Como consultora, trabalhei na mobilização social e educação ambiental de Plano de Saneamento Básico, nas consultas setoriais para a Rio+20. No Grupo de Trabalho Amazônico-GTA, rede com mais de 600 organizações e movimentos sociais da Amazônia, coordenei o Projeto BR 163 de Fortalecimento da Sociedade Civil na Amazônia Brasileira. Trabalhei no Ministério do Meio Ambiente na elaboração da Agenda 21, na formulação e implementação de políticas nacionais e como gerente de educação ambiental. No Ibama elaborei e implementei o Projeto de Proteção dos Ecossistemas Brasileiros – PROECOS. Especializada em meio ambiente & agricultura familiar, por quase dez anos atuei na assessoria de meio ambiente do Ministério do Desenvolvimento Agrário. Assessorei, tanto o governo, como os movimentos sociais nas negociações oficiais da Convenção de Biodiversidade e de Mudança do Clima da ONU. Fui assessora de meio ambiente da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura-CONTAG, responsável técnica pela política ambiental, em constante diálogo com as 27 Federações Estaduais e os mais de 4000 Sindicatos de Trabalhadores Rurais.


Sempre tive interesse e vontade em compartilhar pela internet os textos dos trabalhos que realizo. Não espero da internet a solução mágica para a elaboração de textos que são de minha responsabilidade profissional, mas não posso negar que a chegada e o consequente fortalecimento dessa ferramenta modificou profundamente esse processo pedagógico de criação. O seu papel facilitador na pesquisa individual e grupal, o intercâmbio de ideias, experiências e iniciativas levou a humanidade para uma nova era de conhecimento e informação.


Acho que a luta de todos nós por um real sistema democrático passa pela atitude que assumimos perante o coletivo, que no meu caso, tem sido tão generoso nas inúmeras pesquisas que realizo por esse fascinante mundo aberto, flexível, inovador da tecnologia.


Alguns trabalhos eu não poderei compartilhar por não ter cunho público, mas todos os outros serão disponibilizados. Eu espero que meus textos possam estimular o debate de ideias e conceitos e contribuir para os trabalhos de outros profissionais que como eu, se dedicam e se empenham pela causa socioambiental brasileira.



Fani  Mamede